Justificativa:

 

Paulo Muller nasceu no sudeste da Alemanha, na cidade de Walheim, conhecida como a terra dos vinhedos, no dia 09 de setembro de 1909.

 

Filho de José Henrique Muller e Paulina Muller. Sua família era constituída pelos pais e sete filhos, contando com a sua pessoa, que vieram para o Brasil com o intuito de salvar os dois filhos homens de serem chamados para lutar na guerra.

 

Desembarcaram do navio Flandria, no Porto de Santos, no dia 26 de maio de 1925. Logo, foram trabalhar em fazendas de café, em regime de semi-escravidão. Após algum tempo conseguiram fugir e fixaram residência aqui, no Município de Sorocaba, na Rua Voluntários da Pátria.

 

Paulo Muller foi trabalhar na fábrica Sto. Antonio e mais tarde trabalhou como jardineiro no Colégio Santa Escolástica.

 

Aprendeu o oficio de construtor, pedindo demissão do colégio, e então, seguiu a referida profissão, tornando-se exímio construtor.

 

Aplicando sua experiência em construções, reformou a Capela de Araçoiaba da Serra, entre outras tantas, mas desta reforma, com os restos da madeira do altar mandou fazer um violino, que aprendeu a tocar de ouvido, sem aulas com professores, e por tempo se manteve tocando na companhia de sua filha Valda no piano.

 

Conheceu Rosa Dorotéa Muller, que era descendente de alemães e poloneses. Casaram-se e foram morar na Rua Voluntários da Pátria, na cidade de Sorocaba, onde tiveram duas filhas: Valda e Vilma.

 

Paulo Muller faleceu no dia 10 de fevereiro de 1995, aos 85 anos de idade, quando já era viúvo, deixando as duas filhas e 03 netos, vitima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Em vida, professava a religião Luterana.

 

S/S.,  23 de maio de 2011.

 

Claudemir José Justi

Vereador.